“A imagem que toda criança tem de si mesma é produto dos reflexos que surgen de muitas fontes: o tratamento que recebe das pessoas à sua volta, o domínio físico sobre si mesma e sobre o ambiente, e o grau de realização e reconhecimento em áreas que são importantes para ela. Esses reflexos são como instantâneos de si mesma que ela cola num álbum imaginário de retratos, e que formam a base de sua identidade. Tornam-se a sua autoimagem ou autoconceito – suas respostas pessoais à pergunta”Quem sou eu?”.
É importante ter em mente que a imagem que a pessoa tem de si mesma pode ser ou não exata. Todo ser humano tem um eu e uma auto imagem. Quanto mais exata a imagem que a criança faz de si mesma, mais realisticamente ela conduz sua vida.”
Trecho de livro: A autoestima do seu filho.
A maneira como agimos com nossos filhos, as palavras que usamos com eles deixam marcas, sejam elas positivas ou negativas. Podem causar “cicatrizes emocionais” em suas personalidades. Que marcas seus pais deixaram em vocês, quais as suas lembranças deles? Como você tem agido com seus filhos? Como você deseja fazer a diferença na vida de seus deles?
Dalila Silva
Psicóloga
Deixe um comentário