Você sabe como funciona o pote da gratidão?

 

Você pode pegar um pote vazio aí na sua casa, importante que seja transparente para poderem visualizar ele se enchendo. Em seguida corte vários pedaços de papel sulfite colorido.
Você reserva um momento do dia para fazer isso com sua família reunida, pode ser após o jantar, antes de se deitarem ou quando preferirem.
Cada membro da família deve escrever sobre o que o deixou grato nesse dia, você pode começar com coisas simples, como “sou grato por ter uma cama para dormir” ,”sou grato pela janta”, “sou grata porque tenho um computador para fazer as aulas” e vai mudando de acordo com os acontecimentos do dia, situações/ problemas que tenham sido enfrentados (como doenças, dificuldades escolares, problemas no trabalho e muito mais).

A intenção é gerar um senso de bem estar, onde percebemos que não precisamos que grandes coisas aconteçam ou que precisamos ganhar algo valioso para sermos gratos. A intenção é encontrar gratidão nas pequenas coisas que fazem diferença nas nossas vidas.

Podemos ainda com essa dinâmica familiar ensinar princípios e valores para nossos filhos, como ser grato porque o filho disse a verdade sobre ter quebrado seu vaso hoje, ensinando assim o valor da honestidade, respeito e muitos mais. Sem contar que isso gera conexão familiar, transmite amor, acolhimento, tempo de qualidade e valorização das crianças favorecendo um senso de pertencimento fantástico.
Gostou da dica, coloca em prática e conta pra gente como foi. 😉

Dalila Silva
Psicóloga

Previous

Next

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Arquivos
× Fale Conosco